CRM SP-48038

DÚVIDAS

drmauor2Dr. Mauro responde:

1) A cirurgia plástica pode ser feita em clínicas ou obrigatoriamente em hospitais?
Prefiro operar em hospitais porque ali encontro UTIs para retaguarda.

2) São necessários dois cirurgiões plásticos durante uma cirurgia?
O Código de Ética Médica estabelece que o cirurgião deve operar junto com um auxiliar da mesma formação.

3) É possível que uma cirurgia não deixe cicatriz?
Não. Toda cirurgia deixará cicatriz. Porém, elas serão posicionadas de maneira que fiquem escondidas em dobras naturais da pele ou pelas roupas.

4) Plástica de redução das mamas e colocação de próteses de silicone impedem a amamentação?
Não. Essas intervenções mantêm a integridade de comunicação entre a glândula mamária e o bico do seio, fazendo com que a amamentação ocorra normalmente.

5) Existem próteses de silicone definitivas?
Não. Todo material implantado está sujeito a desgaste com o passar do tempo.

6) Qual o tempo máximo de duração de uma prótese?
Não existe uma regra geral. Frequentemente duram até 20 anos ou mais. Mas dificilmente se rompem com menos de dez anos. O médico terá que avaliar, por meio de exames rotineiros – como ultrassom, mamografia ou ressonância – as condições do implante.

7) O resultado da cirurgia plástica pode ser simulado por computador?
Sim, mas a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica condena essa prática. Isso porque nem sempre o resultado oferecido pelo programa será igual à realidade, o que criaria expectativas fantasiosas nos pacientes, configurando até mesmo propaganda enganosa. O programa não considera características individuais de cada pessoa, como qualidade da pele, tônus muscular, cicatrização, etc.

8) Existe uma época do ano melhor para operar?
Algumas pessoas acreditam que o inverno é a melhor época do ano para se submeter à cirurgia plástica. Mas a melhor época é quando o paciente tem mais tempo para seguir as regras do pós-operatório e se recuperar adequadamente. Nos casos de lipoaspiração e abdominoplastia, o calor pode ser um pouco desconfortável porque é necessário o uso do modelador.

Back to Top